- Área: 10900 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizados no cais do lago Munksjön, estes dois blocos de habitação urbana baseiam-se numa estratégia de sustentabilidade a longo prazo, criando uma moradia atraente num dos melhores locais do centro de Jönköping. Ao invés de uma fileira de lajes de habitação padrão, o número solicitado de apartamentos foi montado em duas grandes unidades. Os dois volumes compactos estabelecem uma posição sólida proporcionalmente aceitável tanto para a cidade como para o lago. Também minimiza o envelope do edifício de acordo com o conceito de baixa energia.
Uma camada exterior de terraços rodeia o perímetro dos edifícios e oferece todos os apartamentos com generosos espaços ao ar livre. Estes são contidos dentro de uma tela transparente de alumínio anodizado que difunde a luz e com suas formas arqueadas alterna vistas abertas e filtradas. O projeto oferece uma zona de amortecimento entre o interior íntimo dos apartamentos e a vasta escala da paisagem e do contexto urbano exterior. Ao trabalhar o ritmo da fachada, surge um padrão característico que une os seis pavimentos num volume cúbico distinto.
Os apartamentos estão organizados em torno de um grande átrio vertical, uma escada iluminada por cima dignifica um grande hall de entrada e fornece um espaço interior importante para os visitantes e inquilinos de socialização. A sala do átrio também funciona como um pré-aquecimento natural do ar fresco, contribuindo assim para toda a eficiência energética. A maioria dos apartamentos estão localizados nas esquinas, todos se beneficiam de boas vistas e luz.